domingo, 23 de agosto de 2009

Os recém casados e suas regras para o casamento

Um casal recém casado vai viver em sua nova casa.
O homem diz: – Se quer viver comigo as minhas regras são:
1) Segundas e terças-feiras à noite vou tomar café com os amigos;
2) Quartas-feiras à noite cinema com o pessoal;
3) Quintas e sextas à noite vou no bar com os amigos;
4) Sábados pescaria com a turma, retornando domingo pela manhã;
5) E aos domingos deito cedo para descansar.
Se quer … Quer … Se não quer… Azar !!!

Então a mulher responde:
- Pra mim só existe uma regra:

Aqui em casa todas as noites tem sexo;
Quem está, está. Quem não está … Azar !!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fórum com Marcus Bell na PhotoImageBrazil

Marcus Bell e Paulo Figueiredo no fórum Casamento de A a Z

Em janeiro deste ano completei três anos na fotografia, no início meio período, e em 2008 com tempo integral. No início de 2009 fiz meu planejamento, onde um dos principais objetivos era me aperfeiçoar através de cursos com profissionais de destaque nesta área. Tive o prazer em junho de fazer o WS de fotografia de casamento com o Vinícius Matos, que recebeu hoje o título de melhor fotógrafo de casamento do mundo segundo a associação internacional de fotógrafos de casamento ISPWP, visitem o seu blog: www.viniciusmatos.com.br.

Semana passada estive em São Paulo participando da feira PhotoImageBrazil, 11 a 13 de agosto. Onde tive a oportunidade de manter contato com fornecedores, e adquiri alguns equipamentos de fotografia, além de livros e DVDs sobre edição de imagens, onde busco cada vez mais me qualificar no meu trabalho como fotógrafo. Mas o que mais me inspirou foi participar da palestra “Tecnologias & tendências na fotografia de casamento” com Marcus Bell, reconhecido como o melhor fotógrafo de casamentos na Austrália em 2008. Ele abriu o Fórum "Casamento de A a Z". Quem não conhece seu trabalho, não perca tempo, acesse logo o seu site: http://www.marcusbell.com. Na minha opinião, um mestre na arte de fotografar casamento, sua palestra emociona, alguns até choram, ele trabalha o tempo todo buscando a emoção e o sentimento do casal.

Marcus era bancário e em 1996 começou com a fotografia, sua grande paixão, em meio período. Em 1998 montou seu Studio Impressions, sem dinheiro, sem trabalho, mas tinha um grande sonho. Falou que seu studio já estava bem estruturado, e após retornar de uma viagem a trabalho, que encontrou sua empresa inundada, perdeu tudo, onde teve que montar toda a estrutura novamente. A paixão e o amor pela fotografia superou todas as dificuldades encontradas.

Falou das principais características dos líderes de negócios de sucesso:
1. Sonhe grande, vislumbre o sucesso
2. Tenha Paixão. Trabalhe duro
3. Faça o que você ama. Concentre-se em sua força.
4. Planeje. Estabeleça metas. Escreva um plano de negócios.
5. Cerque-se de pessoas que podem te ajudar.
6. Continue sempre aprendendo.
7. Busque oportunidades.
8. Invista no futuro.

O ano de 2009 já superou todas as minhas expectativas, tanto em conhecimento com estas duas feras da fotografia mundial, como em fechamento de casamentos.

domingo, 2 de agosto de 2009

Profissão de fotógrafo poderá ser regulamentada

O mercado foi invadido por pessoas que entraram na profissão por causa das facilidades que a fotografia digital oferece. E o grande problema é o preço que estes indivíduos cobram por seus serviços, que as vezes não cobrem nem o desgaste do equipamento, e isso acaba afetando o setor. Como estão chegando agora, não sabem como é complicado manter o equipamento em dia, investimento em cursos, livros, acessórios e outros detalhes. Tudo bem que o resultado final entregue ao cliente é proporcional ao preço cobrado, mas poucos possuem o olhar necessário para reconhecer uma boa fotografia. Talvez porque não tenham um bom exemplo para poder comparar com o resultado apresentado.

Agora a Câmara analisa o Projeto de Lei 5187/09, que regulamenta a profissão de fotógrafo. A proposta, do deputado Severiano Alves (PDT-BA), define a profissão, determina quem estará qualificado para exercê-la e discrimina as atividades que se enquadram no campo de atuação do fotógrafo profissional.

Segundo o projeto, a profissão de fotógrafo caracteriza-se pelo registro, com o uso da luz, de imagens estáticas ou dinâmicas em material fotossensível, com a utilização de equipamentos óticos apropriados, seguindo o processamento manual, eletromecânico e da informática, até o acabamento final.

Profissionais
Poderão ser fotógrafos profissionais os diplomados por escolas de nível superior em fotografia no Brasil, desde que devidamente reconhecida, assim como os diplomados por escola superior em fotografia localizada no exterior, cujos diplomas forem revalidados no Brasil, na forma da legislação vigente.

Os não diplomados em escola de fotografia que, à data da promulgação dessa lei, estiverem exercendo a profissão por, no mínimo, dois anos consecutivos ou quatro anos intercalados, também poderão ter reconhecida sua condição de fotógrafos profissionais, mediante comprovação da sua atividade.

Essa comprovação poderá ser feita por meio de: entidades sindicais da categoria profissional; registros na Carteira Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), efetuados por empresas; e recibos de pagamentos de serviços prestados, em papel timbrado ou declaração com firma reconhecida em cartório.

Atividades
De acordo com o projeto, a atividade profissional de fotógrafo compreende:
a fotografia realizada por empresa especializada, inclusive em serviços externos;
a fotografia produzida para ensino técnico e científico;
a fotografia produzida para efeitos industriais, comerciais e de pesquisa;
a fotografia produzida para publicidade, divulgação e informação ao público;
a fotografia na medicina;
o ensino da fotografia; e
a fotografia em outros serviços correlatos.

História
A fotografia surgiu no Brasil com o trabalho do francês radicado em Campinas (SP) Hercules Florence e do brasileiro Joaquim Correia de Mello, que após diversas pesquisas conseguiram fixar a imagem com sais de cloreto de sódio, em março de 1833. O primeiro fotógrafo brasileiro foi o imperador D. Pedro II.

Contudo, somente em 2002, cursos superiores de fotografia foram criados no Brasil, todos no estado de São Paulo: Faculdade de Fotografia do Senac; Faculdade de Fotografia da PUC e Faculdade de Fotografia do Mackenzie. Porém, o curso de fotografia ainda não é reconhecido no País.

"O Brasil é pioneiro nessa técnica: não ter a profissão reconhecida é uma discrepância", avalia Severiano Alves. Ele destaca que em quase todo o mundo a profissão de fotógrafo é reconhecida e regulamentada, e cita como exemplos os Estados Unidos, que em 1978 já tinham mais de quatro mil cursos de graduação e 918 de pós na área, e o Peru, cuja Academia de Fotografia já tem 70 anos.

Essa não é a primeira tentativa de regulamentação da profissão que passou pelo Congresso Nacional. As outras acabaram naufragando. Vamos acompanhar essa nova tentativa para ver se algo vai acontecer de diferente dessa vez.

Tramitação
O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara